Bernadette Soubirous

Bernadette é um belo exemplo de reagir com o bem diante das dificuldades da vida...

Desde pequena tinha uma saúde muito frágil devido a problemas respiratórios que a impediam de ir para a escola e estudar como as outras crianças. Além disso, sua família foi perdendo todos seus recursos financeiros ao ponto de não terem mais onde morar nem como alimentar a pequena Bernadette. Ela foi então morar com uma tia e lá trabalhou cuidando de seus primos e dos animais da fazenda. Comia feliz o que lhe ofereciam, mesmo sendo a sobra ou a comida de vários dias. Com alegria ajudava seus primos a irem à escola que ela não podia ir. E quando cuidava dos animais, fazia um altarzinho para Maria de Nazaré e lá conversava com ela.

Saiba mais...

Tempos depois ela pôde retornar para casa dos seus pais, mas como eles moravam em uma antiga prisão úmida e fechada, logo a sua saúde piorou mais ainda. Mesmo assim Bernadete preferiu ficar ali com sua família, cuidando dos seus irmãos mais novos. Quando a sua saúde permitia, ela ia à escola e lá ouvia os colegas e até os professores a chamarem de burra por não conseguir acompanhar as aulas direito. Mas Bernadete nunca deixou de ser doce e meiga com todos, oferecendo seu bondoso olhar e seu alegre sorriso. Também não deixava de orar conversando com Maria de Nazaré.

Até que um dia ela encontrou Maria em uma gruta. De início ela não sabia que era Maria, achou que fosse apenas uma bela senhora. E a partir daí mais dificuldades surgiram na vida da pequena Bernadete...

Muitos a perseguiram, não queriam deixá-la ir à gruta. Outros falavam mal dela, julgando que uma pobre camponesa não poderia ver e ouvir Maria. E havia aqueles que começaram a adorá-la como uma santa, acompanhando a pequena Bernadete onde ela fosse. Desde então ela não teve mais descanso, mas continuava com a mesma paz e doçura de sempre. E ver Maria, conversar com ela, era o seu consolo, a sua alegria diante dessa vida tão difícil.

Quando entrou para o convento, onde poderia enfim ter uma vida mais tranquila, foi perseguida pela madre superiora, sendo colocada pra fazer as tarefas mais desprezíveis. E Bernadete tudo fazia com dedicação e cuidado, mesmo tendo muitas dores devido uma doença que atacou a sua perna.

Quem tem uma vida dura, cheia de dificuldades, certamente vai encontrar nessa vida luminosa o remédio, o alívio, para suas dores do corpo e da alma!

 

Fontes Históricas

Século XX

Bernadette Soubirous, de Francis Trochu

Este livro histórico conta com detalhes a vida da Bernadete, ressaltando valores e virtudes dela.

 

Imagens que retratam a vida

A pequena Bernadete, que a Igreja declarou santa sob o nome de “Irmã de Caridade de Nevers, Santa Maria Bernarde”, é a menininha que teve a felicidade de ...
Leia mais essa história
Assim Bernadete crescia levando uma vida simples de camponesa. Várias vezes ao ano ela ia a Bartrès rever a Senhora Aravant, que a amava como uma filha.
Leia mais essa história
Na verdade, eles não eram infelizes lá porque mesmo quando faltava o pão, eles se alegravam por estarem todos juntos. Toda noite, a família se reunia para orar.
Leia mais essa história
Como essa Senhora apareceu para essa jovem na fenda do rochedo? Ela estava com um vestido de um branco irradiante com um cinto azul, um véu cobria...
Aguarde

Filme que ilustra a vida

A canção de Bernadette

O filme conta a história de uma adolescente camponesa chamada Bernadette Soubirous, que tem sua vida arrasada pela pobreza. Quando ela tem uma visão de uma dama perto de sua cidade natal, Lourdes, em 1858, a notícia se espalhou por toda a França e a menina precisa enfrentar fofocas, preconceitos e até hipóteses de insanidade por parte do médico da cidade, acusações de insanidade por parte do governo. Já os moradores creem que Bernadette viu a imagem de Maria de Nazaré e acabam se tornando seguidores da jovem, mudando profundamente sua vida.