
Vianney
Vianney viveu sendo o "bom pastor" do povo de Ars, pois cuidou e aproximou de Jesus cada um que ali vivia como uma "ovelha perdida".
Desde que chegou em Ars ele ia às casas das pessoas para conversar, saber como elas estavam e entender as suas dificuldades. Em seguida ele buscava com o Mais Alto o que fazer em cada caso, pois sabia que as dificuldades dessa vida não são para o nosso mal e sim para o nosso bem, para nossa evolução espiritual.
A uns ele oferecia os seus recursos materiais, a outros ele doava os seus fluidos e em certos casos ele repassava uma orientação. Eram inúmeras formas de ajuda, seria impossível definir todas, mas certamente ninguém ficava sem o que precisava para reagir bem as suas dificuldades depois de conversar com Vianney.
Ao voltar ao mundo espiritual Vianney continua ajudando nas dificuldades de cada um de nós aqui da Terra. Tem até registrado no Evangelho segundo o Espiritismo uma dessas ajudas dele a uma mulher que passava pela dificuldade da cegueira. Ela queria voltar a enxergar, mas Vianney ofereceu uma ajuda muito mais profunda, aquela que a alma dela estava precisando.
Então Vianney é aquele irmão que nos ajuda a reagir bem às nossas dificuldades pessoais, sejam elas quais forem: falta de recursos, doenças, problemas, perturbações, etc. E quando nós buscamos Vianney para as nossas dificuldades pessoais não devemos esperar que ele resolva tudo no tempo e na forma que queremos, mas sim que ele nos ajude a passar bem até que naturalmente elas se resolvam.
Fontes Históricas

Século XX
O Cura D’Ars, de Francis Trochu
Este livro histórico conta com detalhes a vida do Vianney, ressaltando valores e virtudes dele.