Francisco de Assis

Francisco de Assis tinha um modo de ser e de se comportar muito parecido com Jesus e por isso que sua vida é fiel exemplo de como viver o Evangelho.

Desde pequeno Francisco já fazia o bem, ele adorava servir a quem precisava: amigos, familiares, empregados da casa ou do trabalho de seu pai. Mas ele buscava tanto viver como Jesus vivia que pouco a pouco, com o passar dos anos, foi enxergando uma forma mais simples de viver e mais idêntica como Jesus vivia, ou seja, uma forma onde cultivava mais a humildade.

Saiba mais...

Foi cuidar dos leprosos, que eram os mais necessitados e excluídos naquela época. Passou anos cuidando deles até alguns amigos aparecerem tendo essa mesma busca: viver o Evangelho. E Francisco os ajudou buscando no próprio Evangelho as diretrizes que iriam seguir, além do próprio exemplo dele que falava muito mais do que palavras.

Saíram então a fazer o bem a quem encontrassem no caminho e viviam alegres porque a felicidade deles estava em simplesmente fazer os outros felizes. Trabalhavam mais para ajudar as pessoas, pensando no bem delas, do que em si mesmos.

E da mesma forma que Francisco ajudou os homens a viverem o Evangelho humilde de Jesus, ele também ajudou as mulheres através de Clara de Assis. Clara queria tanto viver o Evangelho que pensou até em viver como Francisco e seus irmãos viviam, mas Francisco a ajudou a ver que ela poderia viver o Evangelho em outro contexto junto com outras irmãs.

Depois quando surgiram outros irmãos buscando viver o Evangelho só que ao modo deles e não à luz da humildade, Francisco também os ajudou relembrando as palavras de Jesus ao reescrever a ordem e o exemplo de Jesus ao continuar a viver igualzinho como Jesus vivia, sendo um Evangelho vivo para eles.

Quando então queremos trazer o Evangelho para o nosso dia a dia, certamente Francisco é o melhor irmão para nos ajudar. Ele vai de alguma forma clarear a nossa visão com a luz da humildade, e pouco a pouco, em algum momento ou em alguma vida, iremos enxergar a forma que nós podemos viver o Evangelho também!

Fontes Históricas

Século XIII

Fontes Franciscanas

Esses escritos reunem os relatos daqueles que conviveram ou tiveram algum contato com Francisco de Assis.

Arquivo Zip

Imagens que retratam a vida

Francisco de Assis pede esmola misturado com os pobres. A imagem traz o contraste que foi a visita de Francisco a uma igreja Romana na época. Ele vestido de forma simples em meio a vários mendigos, rogando em favor deles, e a igreja ao fundo com sua estrutura imponente.

Francisco repara a igreja de São Damião. O quadro retrata não somente a igreja em ruínas como a ruína humana, trazendo um mendigo, um leproso e o próprio Francisco sem nada.

A pintura ilustra de forma muito marcante o momento em que Bernardo e Francisco distribuem os bens de Bernardo aos mais necessitados.

Francisco entrega uma ovelha para as clarissas cuidarem. Essa ovelha havia sido dada de presente a Francisco.

Planejam sua nova vida. A pintura traz Francisco reunido com seus irmãos explicando a forma de vida do Evangelho a eles.

Francisco prega aos passarinhos. A pintura ilustra com muita sensibilidade um belo momento da vida de Francisco quando ele corre ao encontro dos passarinhos e esses mansamente vão para junto dele como se estivessem ouvindo o que ele falava.

Francisco leva o Evangelho aos sarracenos. O quadro mostra Fransciso falando do Evangelho aos sarracenos e esses ouvindo com atenção e interesse.

Monte Alverne A Pintura ilustra o momento em que Francisco se retirou para morar no monte e apareceram as marcas de Jesus em seu corpo. Pastores depois relataram que viram luzes belíssimas no alto da montanha no mesmo dia.

Francisco faz carinho em uma ovelha. A pintura retrata o carinho e cuidado de Francisco para com os animais.

O povo entusiasmado ao ver Francisco exclama: Olha o santo! A pintura traz Francisco retornando do Monte Alverne. Todo o povo quer estar, tocar, ver somente se possível.

Sonho profético de Francisco. O quadro retrata um dos vários momentos em que Francisco tem algum contato com Jesus e Maria.

Filme que ilustra a vida

Clara e Francisco

Este filme mostra a busca de Francisco de Assis por ouvir Jesus e viver o Evangelho cultivando a virtude da Humildade: sendo o menor, se apagando diante do bem que faz e não chamando a atenção para si mesmo.

Músicas que lembram a vida

Algumas músicas nos fazem lembrar de Francisco, e pela letra e harmonia nos trazem boas emoções e bons sentimentos.